Emendas são bloqueadas por decisão do STF contra Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O STF suspendeu o repasse de verbas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem após constatar que ambos estão fora do país. A medida atende a pedido do PSOL.

Fonte: CenárioMT

Emendas são bloqueadas por decisão do STF contra Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a liberação de emendas parlamentares destinadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. A decisão foi tomada após solicitação da bancada do PSOL, que pediu a interrupção do pagamento das indicações feitas pelos deputados, responsáveis por cerca de R$ 80 milhões no Orçamento de 2026.

Os dois parlamentares estão atualmente nos Estados Unidos. Na avaliação do ministro, não é admissível que representantes que permanecem no exterior em situação irregular continuem exercendo prerrogativas legislativas relacionadas ao orçamento público.

[Continua depois da Publicidade]

Dino destacou que permitir esse tipo de atuação desvirtua o processo orçamentário, já que a apresentação de emendas depende do pleno exercício do mandato e da presença regular no país.

Foragido

Condenado a 16 anos de prisão por envolvimento na trama golpista, Ramagem é considerado foragido pelo STF e permanece em Miami. Já Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil em fevereiro e passou a apoiar iniciativas do governo dos Estados Unidos que impactam diretamente o país, como tarifas sobre produtos brasileiros e pressões baseadas na Lei Magnitsky contra ministros do STF e integrantes do governo federal.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]