Oferta reduzida eleva preços da mandioca no final de agosto

Fonte: CenarioMT

A oferta de mandioca diminuiu ainda mais na última semana de agosto, impulsionando os preços da matéria-prima na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com os pesquisadores, produtores que realizaram podas nas lavouras de 1º ciclo já não têm raízes disponíveis para entrega, enquanto os demais seguem retraídos diante da rentabilidade limitada. O clima seco em algumas áreas também tem restringido o avanço das atividades no campo, contribuindo para a menor disponibilidade do produto.

[Continua depois da Publicidade]

Entre 25 e 29 de agosto, o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 454,37, o equivalente a R$ 0,7902 por grama de amido, o que representa alta de 0,6% em relação à semana anterior. Apesar dessa recuperação pontual, a média nominal de agosto apresentou queda de 6,3% frente a julho e recuo de 11,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .