Homicídios caem 30% em Mato Grosso com o programa Tolerância Zero

Operação intensiva contra facções criminosas reduziu drasticamente crimes violentos em seis meses.

Fonte: CenárioMT

Homicídios caem 30% em Mato Grosso com o programa Tolerância Zero
Foto: Christiano Antonucci - Secom - MT

O índice de homicídios dolosos registrou uma queda de 30% em Mato Grosso nos primeiros seis meses do programa Tolerância Zero, voltado ao enfrentamento das facções criminosas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos caiu de 456 para 319 entre os dias 25 de novembro de 2024 e 25 de maio de 2025, em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Latrocínios (roubos seguidos de morte) caíram 44%, passando de nove para cinco casos, enquanto os registros de lesão corporal seguida de morte recuaram 25%, de quatro para três ocorrências.

[Continua depois da Publicidade]

Lançado em 25 de novembro de 2024, o programa Tolerância Zero reúne um pacote de medidas integradas, com reforço na atuação das forças de segurança. As ações têm como foco o combate direto ao crime organizado, por meio de inteligência, tecnologia e maior presença policial nas ruas.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que os resultados são reflexo do esforço conjunto das corporações, em alinhamento à diretriz do governo estadual. “Temos polícias equipadas com armamento moderno, tecnologia integrada, viaturas em operação contínua e servidores capacitados. Os dados mostram que estamos avançando e garantindo mais segurança para o cidadão mato-grossense”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]