Igreja católica inicia programação da Semana Santa com o Domingo de Ramos

Paróquias Nossa Senhora da Rosa Mística e do Rosário de Fátima têm celebrações com procissão neste domingo (02)

Fonte: CenárioMT

ramos igreja rosa mistica
Foto: Reprodução

A igreja católica inicia neste domingo (02) a programação da Semana Santa em Lucas do Rio Verde. As igrejas das Paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Rosa Mística terão celebrações pela manhã, no Domingo de Ramos com procissão.

A Semana Santa é o principal momento da vida cristã. Ao longo destes dias, vários acontecimentos marcaram a trajetória de Jesus Cristo, desde a sua chegada a Jerusalém, sua prisão, tortura, morte e ressurreição.

O padre André Luiz Marana, da Paróquia Nossa da Rosa Mística, disse que os cristãos devem participar e refletir sobre esses acontecimentos. “Todos os anos a Semana Santa é esse momento importante, principal da vida cristã, onde nós vamos celebrar os grandes momentos da vida de Cristo, sua paixão, morte e a sua ressurreição. Na Semana Santa esse grande retiro espiritual que nos convida a estar em comunhão com Deus, em oração, participando na vida da comunidade”, explicou.

Neste domingo, as celebrações com a benção de ramos acontecem em horários alternativos, que podem ser confirmados nas redes sociais das paróquias. Na Nossa Senhora do Rosário de Fátima haverá benção dos ramos e procissão na Igreja Matriz, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Comunidade São Lucas, Comunidade Sagrada Família. Na Rosa Mística a programação acontecerá na Igreja Matriz, Comunidade Santa Joaquina, Comunidade São José Operário.

Momento de oração

A igreja católica orienta os fiéis a aproveitarem o momento da Semana Santa para se dedicar a oração e reflexão.

“O próprio nome já diz, tem que ser uma semana de graça, uma semana para estar mais perto de Deus, cultivar a oração, oração em família, não deixar que a Semana Santa passe em vão como uma semana qualquer. É uma semana a gente celebra os grandes momentos da vida de Jesus, os momentos derradeiros antes da sua paixão e ressurreição. Então, cabe a cada um fazer o propósito de viver bem essa semana”, orientou padre André.

A Igreja Rosa Mística terá missas ao longo da semana, dedicadas à toda a família, em horários diversos. Na sexta-feira, feriado nacional, é um dia de jejum e oração. “Na Sexta-feira Santa, que é o dia de jejum, de silêncio, oração, abstinência de carne, dia também em que a igreja faz também a coleta dos lugares santos para ajudar na manutenção dos lugares onde Jesus viveu na Terra Santa”, explicou.

Além dos momentos de confissão, em horários pela manhã e à tarde, haverá a celebração da Paixão de Cristo com uma via sacra. “Às 18h30 acontecerá a Via Sacra no estádio municipal, onde cada um deve levar, como gesto concreto, 1 kg de alimento não perecível. No sábado, teremos na parte da noite, às 18 horas solene vigília da Páscoa com o batismo dos catecúmenos aqui na Rosa Mística. Vamos ter aproximadamente 70 batizados. Estão se preparando e fazendo parte da caminhada da iniciação à vida cristã. Domingo de Páscoa, às 5 horas da manhã, teremos a procissão da ressurreição saindo do cemitério em direção aqui a nossa praça, onde vamos ter a solene missa. E a noite, 18 horas então na rosa Mística a missa solene do domingo da ressurreição”, informou o padre.

Redes sociais

A programação da Semana Santa pode será acompanhada pelas redes sociais das paróquias. Na Rosa Mística, o padre André Marana adiantou que serão entregues o folder com os horários das celebrações ao longo da semana.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.