O mês de março fechou com encontros, eventos e conferências alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde promoveu e participou dos eventos para reforçar a luta pela igualdade de gênero na sociedade.
A primeira celebração foi para as mulheres que estão participando dos cursos de confeitaria e corte e costura industrial do vestuário na cidade.
“Eu não esperava, foi uma surpresa e estou até emocionada. Além da oportunidade que estou tendo de aprimorar as técnicas no curso, já que trabalho na área, a estrutura é muito boa e ainda é de graça”, elogia a aluna Samara Muchinski.
A data também ficou marcada com o lançamento do aplicativo do Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva, vítimas de violência doméstica. Logo após, as servidoras da Prefeitura receberam homenagens.
O prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro visitaram Joana Alves da Silva e Matilde Maria de Melo Costa, de 106 e 100 anos, respectivamente, sendo as duas mulheres centenárias de Lucas do Rio Verde.
A Secretaria de Assistência Social promoveu um encontro com as mulheres luverdenses das Organizações da Sociedade Civil, onde todas puderam expor seus trabalhos voluntários e filantrópicos.
Os depoimentos emocionaram o momento. “O nosso trabalho é muito diferente dos outros relatados aqui. Enquanto vocês cuidam de vidas que estão começando ou as que estão no meio do caminho, nós cuidamos do restinho delas”, disse Amélia Zappani, presidente do Clube de Idosos Alegria de Viver.
Com o tema “Dialogando a respeito da Violência contra a Mulher/Gênero”, a secretária Janice Ribeiro, a investigadora da Polícia Judiciária Civil Glaci Lins e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Dalva Fernandes, reuniu com coordenadores pedagógicos para discutir meios de introduzir na educação o assunto para os alunos.
“A educação é um dos pilares, talvez o maior pilar de sustentabilidade da sociedade. Então, para nós podermos realmente avançar nessa luta da não violência contra a mulher, vamos trabalhar na parte preventiva, que está na escola, com os alunos”, explica Maria Dalva Fernandes.
Para encerrar a programação, uma tarde relaxante e animada foi organizada para as mães da APAE de Lucas do Rio Verde. “Foi um momento muito interessante, a gente quis oferecer um momento diferente pra elas, porque são grandes guerreiras, que tem também um um compromisso maior do que nós ainda, compromisso de cuidar do acesso às pessoas dessas crianças especiais”, completou Janice Ribeiro.
A Secretaria de Assistência Social foi convidada a participar de dois eventos do município: “Mesa Redonda: Mulheres falando com mulheres”, promovido pela Câmara Municipal e a “II Conferência da Mulher Advogada”, realizado pela OAB de Lucas do Rio Verde.
“Foi um mês intenso, de comemorações, vários eventos e principalmente de reflexão, para entendermos o que é que nós, enquanto política pública voltada às mulheres, podemos realizar ainda no nosso município. Agradeço imensamente todos que contribuiram para o sucesso do mês. Nossas parcerias foram valiosas, começando pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pela doação de rosas do deserto, além de empresas de roupas, cosméticos, centros de beleza, que nos doaram brindes para sortearmos com as nossas homenageadas”, exalta a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.