A Operação Lei Seca realizada neste domingo (12) resultou na prisão de seis motoristas na Avenida Frei Coimbra, no bairro Jardim Ouro Branco, em Várzea Grande. O balanço, divulgado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), aponta que as equipes fiscalizaram 135 veículos e aplicaram 138 testes de alcoolemia, retirando de circulação condutores embriagados e uma arma de fogo com numeração raspada.
As prisões em Mato Grosso envolveram crimes de embriaguez ao volante, desobediência, ameaça e porte ilegal de arma de uso restrito.
Prisões e infrações criminais
Entre os detidos, quatro motoristas foram flagrados por embriaguez ao volante. Um desses casos se agravou quando o condutor proferiu ameaças e desobedeceu ordens diretas das autoridades. A fiscalização também retirou das ruas uma arma de fogo com numeração suprimida, crime tipificado no Estatuto do Desarmamento devido à impossibilidade de rastreio do armamento.
Outras ocorrências registradas durante a madrugada incluíram:
- Permissão de condução ilícita: Um motorista foi preso por entregar a direção a pessoa não habilitada;
- Resistência: Um condutor foi detido após tentar furar o bloqueio policial e resistir fisicamente à abordagem.
Balanço da fiscalização e remoções
A Operação Lei Seca emitiu um total de 93 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Os dados revelam um alto índice de irregularidades documentais e de segurança:
- Álcool: 10 autuações por direção sob influência e 5 recusas ao teste do etilômetro;
- Habilitação: 18 motoristas foram flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Documentação: 46 veículos circulavam sem registro ou licenciamento anual.
Ao final da ação, 54 veículos foram removidos (41 carros e 13 motocicletas) por não apresentarem condições legais de circulação.
Integração das forças de segurança
O sucesso da operação deve-se à atuação conjunta entre o Batalhão de Trânsito (BPMTran), Delegacia de Trânsito (Deletran), Detran-MT e a Guarda Municipal de Várzea Grande. As autoridades reforçam que as blitze continuarão em pontos estratégicos da região metropolitana para reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a condução sob efeito de álcool é infração gravíssima, gerando multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Reportagem baseada em dados oficiais do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Segurança Viária: O alto número de veículos sem licenciamento (46) e motoristas sem CNH (18) em uma única blitz chama a atenção. Você acredita que, além da embriaguez, a fiscalização documental rigorosa é um fator determinante para reduzir a violência no trânsito de Várzea Grande?
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.