Norte Show 2026: Mato Grosso atrai comitiva argentina para parcerias em tecnologia agrícola e bioinsumos

Parceria com empresários argentinos de agrotecnologia fortalece inovação e abre novas oportunidades no agro em Sinop.

O agronegócio de Mato Grosso reforçou sua projeção internacional nesta quarta-feira (22), durante a Norte Show 2026, em Sinop. Uma comitiva de 11 empresários argentinos, liderada pela Embaixada da Argentina no Brasil, reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Invest MT para estreitar laços comerciais e tecnológicos.

O encontro foca no intercâmbio de inovações, com destaque para o setor de bioinsumos e agrotecnologia, áreas onde a Argentina possui expertise e Mato Grosso apresenta uma demanda crescente para sustentar sua produtividade recorde.

Leia também

Foco em Bioinsumos e Sustentabilidade

Um dos pontos centrais da agenda foi a discussão sobre o mercado de insumos biológicos. O Governo do Estado trabalha com o Plano ABC+, que estabelece a meta ambiciosa de alcançar 3 milhões de hectares utilizando bioinsumos até 2030.

Segundo a secretária adjunta da Sedec, Linacis Vogel Lisboa, o produtor mato-grossense é pioneiro na adoção de novas ferramentas. “Hoje, o Brasil é um dos grandes consumidores de insumos biológicos, e nosso produtor recebe muito bem essas tecnologias para otimizar a produção com sustentabilidade”, afirmou.

Agenda Técnica em Sinop

A comitiva argentina, coordenada pelo conselheiro Patricio Violini, não se limitou a reuniões institucionais. O grupo cumpre uma agenda técnica para conhecer o modelo de excelência produtivo do Norte de Mato Grosso, visitando entidades como:

  • Aprosoja-MT: Alinhamento sobre produção de grãos;
  • Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA): Foco em pesquisa e biotecnologia;
  • Sindicato Rural de Sinop: Intercâmbio sobre gestão e mercado local.

Via de mão dupla para investimentos

Para o presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, a aproximação consolidada na Norte Show 2026 é estratégica para a economia estadual. “Queremos vender Mato Grosso para o mundo, mas também abrir as portas para que empresas tragam soluções inovadoras que aumentem nossa competitividade global”, destacou.

A presença internacional na feira consolida Sinop como um hub de negócios do agronegócio na América Latina. A expectativa é que, a partir desta agenda, novos acordos de cooperação técnica e comercial sejam oficializados ainda no primeiro semestre de 2026.

A reportagem do CenárioMT segue acompanhando os principais negócios gerados na feira. Você acredita que os bioinsumos são o futuro para baratear os custos de produção em Mato Grosso? Deixe seu comentário abaixo.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.