Lei do cobre prevê fechamento de ferros-velhos no RJ

Nova legislação sancionada no Rio de Janeiro endurece as punições contra ferros-velhos envolvidos na comercialização irregular de materiais metálicos. A medida reforça o combate ao furto de cabos e fios no estado.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Castro, sancionou uma nova lei que autoriza a interdição de ferros-velhos flagrados com cobre proveniente de concessionárias de serviços públicos sem comprovação de origem.

Publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (09), a norma estabelece regras mais rígidas para casos de reincidência, incluindo a possibilidade de fechamento imediato dos estabelecimentos.

A legislação complementa uma lei já existente desde 2021, voltada ao combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios de cobre e outros materiais metálicos no estado. O objetivo central é dificultar a atuação de estabelecimentos envolvidos em práticas ilegais.

As concessionárias de energia elétrica, telefonia, internet e sinalização de trânsito estão entre as mais afetadas pelos furtos de cabos.

A nova regra já está em vigor e prevê que, em caso de flagrante e comprovação da origem ilícita do material, o estabelecimento pode ser interditado cautelarmente por até 180 dias.

A comprovação poderá ser feita por meio de laudo pericial da Polícia Civil ou por reconhecimento formal das concessionárias afetadas, registrado junto à autoridade policial.

Mesmo sem multa prévia, a medida cautelar pode ser aplicada e precisa ser confirmada pelo órgão competente em até 30 dias.

Prejuízo

Em 2025, operações das forças de segurança no estado apreenderam mais de 11 toneladas de materiais furtados em ferros-velhos e resultaram na prisão de mais de 440 pessoas em flagrante.

A concessionária de energia Light registrou prejuízos superiores a R$ 13 milhões entre janeiro e agosto de 2025, com a perda de mais de 144 km de cabos de energia.

A RioLuz, responsável pela iluminação pública na cidade do Rio de Janeiro, estimou perdas de cerca de R$ 5 milhões no mesmo período, com o furto de aproximadamente 118 km de cabos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) também registrou prejuízo superior a R$ 2 milhões no ano passado devido ao furto de cabos de cobre utilizados na sinalização de trânsito.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.