Tempestade de grande perigo mobiliza alerta do Inmet na Região Sul

O Inmet emitiu um aviso para a Região Sul devido à previsão de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo nas próximas horas.

Fonte: CenárioMT

Tempestade de grande perigo mobiliza alerta do Inmet na Região Sul
Foto: Beatriz Goncalves Pereira/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para tempestade em amplas áreas da Região Sul. O aviso começa a valer ao meio-dia desta segunda-feira (8) e permanece até as 23h59 de terça-feira (9).

A previsão aponta chuva acima de 60 mm por hora ou superior a 100 mm por dia, acompanhada de ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o comunicado, o risco é elevado para danos estruturais, interrupção no fornecimento de energia, prejuízos em lavouras, queda de árvores, alagamentos e impactos no tráfego rodoviário.

As áreas abrangidas incluem a região serrana, oeste catarinense, sudoeste e noroeste do Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí, centro ocidental gaúcho, centro ocidental e noroeste do Paraná, além das regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba.

[Continua depois da Publicidade]

Também estão sob alerta o oeste e o sudeste paranaense, o nordeste e o centro oriental gaúcho, o norte catarinense e o centro-sul paranaense.

As orientações do Inmet incluem:

– desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
– proteger documentos e itens de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada;
– buscar abrigo e evitar áreas abertas diante da confirmação de grande perigo.

Informações adicionais podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Saiba mais sobre a previsão do tempo e clima no Tempo aqui no CenárioMT! Confira se vai chover, a sensação térmica e as condições de tempo para os próximos dias. Fique atento as nossas postagens diárias. Envie suas sugestões para [email protected]