Área de milho em Mato Grosso cresce e produção é estimada em mais de 47 milhões de toneladas

Fonte: CenarioMT

Foto: Aprosoja-MT

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou, em abril de 2025, a projeção da área destinada ao milho no estado para a safra 2024/25. A nova estimativa aponta um total de 7,02 milhões de hectares, representando um leve aumento de 0,23% em relação à divulgação anterior e um crescimento de 3,20% na comparação com o ciclo passado.

Esse avanço na área cultivada reflete a atratividade crescente da cultura do milho, impulsionada pela valorização dos preços ao longo deste ano. Apesar da ampliação da área, a produtividade média prevista foi mantida em 111,72 sacas por hectare, número alinhado à média registrada nas últimas três safras.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Imea, o mês de abril será um período crucial para definir parte do potencial produtivo do milho em Mato Grosso, já que as condições climáticas — como volume de chuvas e temperaturas —, além da incidência de pragas e doenças, terão papel determinante no desempenho das lavouras.

Com a combinação entre o aumento da área plantada e a manutenção da produtividade, a produção total estimada para o ciclo 2024/25 foi calculada em 47,05 milhões de toneladas. O volume representa um leve acréscimo de 0,23% em relação à última estimativa, mas ainda está 0,27% abaixo da safra 2023/24.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .