Ribeirão Preto, 27 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – A princípio, ter plantas em casa é um ótimo passatempo, e que pode ser muito proveitoso. No caso do plantio de flores, como o copo de leite, essa atividade passa a ser uma ótima forma de decoração. Portanto, o CenárioMT vai ensinar a como cultivar e cuidar de copo de leite em casa.
Assim como toda planta, as flores precisam de alguns cuidados. Como, muitas vezes, as flores são utilizadas para embelezar o ambiente, é muito importante garantir que elas tenham um bom visual. Para isso, existem algumas dicas que vão ajudar a preservar a saúde e beleza da planta copo de leite.
Leia também: Como cultivar couve em casa? Confira um guia simples para o cultivo de vegetais
Quais os primeiros passos para o plantio?
Primeiramente, antes de efetuar o plantio de fato, é importante fazer um pequeno planejamento. Este começa pelo período do plantio, pois, como o copo de leite não tolera chuvas intensas ou geadas, é ideal que o plantio seja feito durante a primavera. Ademais, também é preciso escolher se o plantio será feito a partir do rizoma de uma muda.
Sob esse mesmo ponto de vista, planeje também o local de plantio. Se o copo de leite estiver acompanhado de outras plantas, certifique-se de manter um espaçamento de pelo menos 30 centímetros. Por outro lado, se você planeja plantar em um vaso, confira antes se ele possui furos para drenagem e uma boa profundidade para o crescimento da planta.
Qual o ambiente ideal para o copo de leite?
A princípio, da mesma forma que o copo de leite não se adequa a geadas e chuvas fortes, ele também não se adapta a climas muito quentes ou muito frios. Ou seja, quando for plantar, busque garantir que ele tenha acesso a meia-sombra, recebendo luz solar apenas nos períodos mais amenos do dia.
Em relação ao solo, essa flor precisa ter acesso a bastante matéria orgânica. Juntamente a isso, o solo também precisa ter receber boas quantidades de fósforo, através da adubação. Caso o plantio seja feito em vaso, certifique-se de colocar uma base argilosa ou areia e pedrinhas antes de colocar a terra, para garantir uma boa drenagem.
Continue lendo: Plantas no inverno: como cuidar? Confira essas dicas incríveis!
Por fim, quais os principais cuidados?
Primeiramente, assim que você realizar o plantio, certifique-se de deixar o solo bem úmido, mas sem encharcar ele. Feito isso, a frequência das regas se limita apenas aos momentos em que o solo estiver seco, especialmente no verão. Novamente, essa rega ocorre em grandes quantidades, mas sem deixar o solo encharcado.
Por fim, no caso de folhas secas ou amareladas, retire-as com cuidado, enquanto para casos de pragas, utilize remédios caseiros. Seguindo esses passos, a planta dará flores o ano inteiro, com exceção no inverno.
Leia também: Razões para comer maracujá e uma receita muito simples; saiba como preparar tudo em casa