O financiamento de veículos no Brasil registrou crescimento de 2% em 2025, totalizando 7,3 milhões de unidades financiadas ao longo do ano. Os dados fazem parte de levantamento do Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3, responsável pelo registro das operações de crédito para a compra de veículos no país.
O resultado confirma a terceira alta consecutiva do setor e representa o melhor volume anual de financiamentos em número de unidades nos últimos 14 anos, indicando uma tendência de recuperação consolidada do mercado.
O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelas regiões Nordeste e Norte, que apresentaram crescimentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente. Esses avanços regionais foram determinantes para o saldo nacional.
Do total financiado, 2,6 milhões correspondem a veículos novos, representando mais da metade das vendas acumuladas até novembro, que chegaram a 4,6 milhões de unidades, conforme dados da Fenabrave. Já os veículos usados somaram 4,6 milhões de unidades financiadas. Para esse segmento, ainda não há um levantamento público consolidado sobre o total de vendas em 2025.
Em termos regionais, a Região Sudeste concentrou 41,9% dos financiamentos, considerando veículos novos e usados. Em seguida aparecem o Sul, com 20,2%, o Nordeste, com 19,5%, o Centro-Oeste, com 10,6%, e o Norte, com 7,9% do volume total.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.