O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro não compareceu, nesta terça-feira (14), ao interrogatório marcado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma ação penal relacionada a medidas comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil.
O depoimento seria realizado por videoconferência, mas o ex-parlamentar não entrou na sala virtual no horário previsto. Por ser réu no processo, ele não tem obrigação legal de prestar depoimento.
Em novembro do ano passado, o STF decidiu, de forma unânime, aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O caso investiga a suposta atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo norte-americano para incentivar medidas como a imposição de tarifas sobre exportações brasileiras e restrições de vistos a autoridades brasileiras.
Ele responde por acusação de coação no curso do processo. Segundo a investigação, as ações teriam ocorrido durante tratativas envolvendo autoridades dos dois países.
Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos e acabou perdendo o mandato parlamentar após sucessivas ausências nas sessões da Câmara dos Deputados.
Antes de definir a data do interrogatório, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-deputado fosse notificado por edital, após tentativas frustradas de localização e a ausência de indicação de defesa constituída.
Diante da situação, o Supremo autorizou que a defesa seja conduzida pela Defensoria Pública da União (DPU).
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.