O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Perícia Médica Federal realizam um mutirão de perícias médicas neste sábado (6) e domingo (7) em Mato Grosso. A ação visa acelerar a análise de benefícios e reduzir o tempo de espera dos cidadãos, com uma previsão de 494 atendimentos a serem realizados no estado.
As quatro agências da Previdência Social que participam da força-tarefa são:
- Cuiabá: 320 perícias (Agência da Rua Batista das Neves).
- Sinop: 80 perícias.
- Juína: 60 perícias.
- Confresa: 34 perícias.
Em todo o país, o Ministério da Previdência Social espera realizar cerca de 19 mil perícias médicas, das quais mais de 13 mil já estão agendadas, deixando aproximadamente seis mil vagas em aberto.
O mutirão está sendo realizado por meio de atendimentos presenciais e via “Perícia Conectada” — uma modalidade de teleatendimento que amplia o acesso à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais. O Ministério garante que o formato remoto oferece a mesma segurança, privacidade e sigilo do atendimento presencial, mantendo a autonomia do perito para decidir a modalidade de atendimento.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo e conjunto entre a Perícia Médica Federal e o INSS para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.






















