Rondonópolis capacita agentes de endemias sobre segurança do trabalho e anuncia novos EPIs

Ação coordenada pela SMS e Desopem orienta servidores sobre prevenção de acidentes de campo e saúde mental; treinamento será estendido aos agentes comunitários de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis, em ação conjunta com a Coordenadoria do Desenvolvimento e Promoção de Saúde Ocupacional e Perícia Médica do Município (Desopem), realizou um ciclo de capacitação focado na segurança e na saúde do trabalhador direcionado aos agentes de combate às endemias (ACE) que atuam nas frentes de campo do município.

O encontro técnico buscou alinhar o cumprimento das normas protetivas de trabalho às rotinas diárias de fiscalização de vetores, mitigando os riscos ocupacionais específicos da categoria.

A atividade foi coordenada pelo gerente do Desopem, Thallison Gustavo Araújo Soares, e pela superintendente de Vigilância em Saúde de Rondonópolis, Vânia Scapini.

Cuidado integral: Da hidratação à saúde mental

A programação pedagógica foi estruturada para abordar a integridade dos agentes sob uma perspectiva global, dividindo as orientações em três pilares fundamentais:

  • Cuidados Fisiológicos Básicos: Orientações sobre a importância da hidratação constante e proteção térmica para profissionais expostos à radiação solar contínua;

  • Protocolos de Campo: Diretrizes práticas de como proceder em caso de acidentes biológicos ou ataques de animais peçonhentos/domésticos, além do preenchimento obrigatório das notificações de acidentes e agravos de trabalho;

  • Bem-estar Psicológico: Dinâmicas voltadas à preservação da saúde mental diante do estresse cotidiano e da abordagem a moradores durante as vistorias residenciais.

O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, defendeu a necessidade de blindagem jurídica e física dos servidores que operam na linha de frente do combate a endemias como a dengue, zika e chikungunya. “São profissionais que estão diariamente nas ruas, nos bairros e nas casas da nossa população. São verdadeiros guardiões da saúde pública e merecem nosso reconhecimento, respeito e apoio permanente”, ressaltou o titular da pasta.

Modernização de fardamentos e extensão do programa

Como desdobramento prático da política de valorização profissional, a prefeitura confirmou que está em fase de finalização o processo licitatório para a aquisição de novos lotes de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O novo arsenal de proteção será distribuído de forma imediata para todo o contingente de agentes de endemias do município.

O cronograma de segurança do trabalho será ampliado nas próximas semanas pela SMS. A pasta confirmou que a entrega dos novos lotes de EPIs e a mesma grade de treinamento sobre riscos ocupacionais serão estendidas integralmente aos agentes comunitários de saúde (ACS), unificando os padrões de proteção viária e biológica das equipes que realizam visitas domiciliares em Rondonópolis.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.