Campanha “Dia V” abre UBSs aos sábados e aplica mais de 1,6 mil doses de vacinas em Sorriso

Ação estratégica realizada entre os meses de março e maio facilitou o acesso à saúde com horários alternativos; atendimento para regularização vacinal retorna ao cronograma de segunda a sexta-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso divulgou o balanço final da campanha “Dia V de Vacinação”, iniciativa de mobilização social que manteve as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas de forma alternada aos sábados à tarde.

Iniciado no dia 7 de março e estendendo-se até o fim de maio, o mutirão contabilizou a aplicação de 1.651 doses de imunizantes, alcançando diretamente 1.347 cidadãos que aproveitaram os horários flexíveis para atualizar o histórico de proteção vacinal.

A estratégia teve como principal meta alcançar a parcela da população que possui dificuldades de comparecer aos postos de saúde durante o horário comercial regular, devido a rotinas de trabalho ou estudo.

Logística integrada e cobertura integral do município

Para garantir que a ação cobrisse todas as regiões habitadas da cidade, a pasta desenhou um cronograma rotativo. Ao todo, 38 UBSs abriram as portas em regime de plantão ao longo dos finais de semana, descentralizando o atendimento da região central para as áreas periféricas e distritos.

Segundo a coordenadora da Central de Imunizações do município, a enfermeira Kátia Dal Prá, o balanço de doses aplicadas integra o fluxo contínuo dos sábados e engloba também duas ações de grande mobilização de público: o “Dia D de Mobilização Nacional”, realizado em 23 de maio, e o circuito de imunização itinerante operado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI).

As salas de vacina disponibilizaram todo o portfólio de imunizantes preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as vacinas de rotina do calendário infantil, reforços para adultos e a campanha sazonal de imunização contra a gripe (Influenza) direcionada aos grupos de maior vulnerabilidade clínica.

Retorno ao fluxo semanal e documentação obrigatória

Com o encerramento do calendário especial de plantões aos sábados, a Secretaria de Saúde orienta os moradores a retomarem o fluxo normal de atendimento nas unidades fixas. As salas de vacinas de todas as UBSs do município operam exclusivamente de segunda a sexta-feira, divididas em dois turnos diários:

  • Período Matutino: Das 7h às 10h30;

  • Período Vespertino: Das 13h às 16h30.

Para receber qualquer imunizante ou realizar a triagem técnica do histórico vacinal, o cidadão deve se dirigir à unidade de referência portando o CPF, o Cartão Nacional do SUS e a caderneta de vacinação física. A coordenação da Central de Imunizações ressalta que a perda ou extravio do cartão antigo não impede o atendimento: caso o usuário não possua o documento de registro, a equipe de enfermagem realiza a consulta no sistema digital e confecciona uma nova via impressa no próprio local.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.