Passagem de ônibus no Rio sobe para R$ 5 a partir de domingo

A tarifa dos ônibus urbanos do Rio de Janeiro será reajustada de R$ 4,70 para R$ 5 a partir do próximo domingo (4). A mudança foi oficializada por meio de decreto publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Município, assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

O aumento de R$ 0,30 corresponde a um reajuste aproximado de 6% e será aplicado também a outros modais do transporte público. A atualização alcança os corredores de BRT, o VLT, além das vans e veículos alternativos conhecidos como “cabritinhos”.

Os usuários do Bilhete Único Carioca também pagarão o novo valor. Segundo o decreto, a revisão tarifária segue critérios estabelecidos na legislação municipal e em acordos judiciais firmados entre a prefeitura, o Ministério Público e os consórcios responsáveis pela operação do sistema: Intersul, Transcarioca, Internorte e Santa Cruz.

Embora o passageiro pague R$ 5 por viagem, a remuneração dos consórcios será de R$ 6,60. A diferença é coberta por subsídio municipal, calculado com base na remuneração por quilômetro rodado dos ônibus que circulam na cidade.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.