Homem é preso por porte ilegal de arma em Cáceres

Homem de 58 anos foi detido após denúncia em área rural; arma e 26 munições foram apreendidas pela PM.

Um caso de porte ilegal de arma resultou na prisão em flagrante de um homem de 58 anos na noite de quinta-feira (19), em Cáceres, conforme divulgado pela Polícia Militar de Mato Grosso. A ação foi realizada por equipes da Força Tática do 6º Comando Regional após denúncia de que um suspeito armado e em estado de exaltação havia entrado em uma propriedade rural às margens da MT-343.

Conforme apurado pela reportagem, os policiais realizavam patrulhamento na zona rural quando receberam as informações. Durante as buscas, o homem foi localizado e abordado. Questionado, ele indicou que o revólver estava amarrado ao banco de uma motocicleta no quintal da residência. No interior do imóvel, os militares encontraram ainda 26 munições calibre .22.

Confissão e encaminhamento

Segundo a Polícia Militar, o suspeito admitiu que não possuía registro do armamento e afirmou que a aquisição foi feita para defesa pessoal. Diante da situação de porte ilegal de arma, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cáceres para o registro do boletim de ocorrência e demais procedimentos legais.

O material apreendido foi encaminhado para perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve apurar a origem da arma e eventuais outras irregularidades.

O que diz a lei sobre porte ilegal de arma

De acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), portar arma de fogo sem autorização e em desacordo com a legislação é crime, com pena que pode variar de:

  • 2 a 4 anos de reclusão, além de multa, para armas de uso permitido;
  • Penas mais severas em casos envolvendo armas de uso restrito.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que apreensões de armas irregulares são uma das principais estratégias para reduzir crimes violentos, especialmente em áreas rurais e rodovias estaduais.

Como denunciar

A Polícia Militar reforça que a população pode colaborar com ações de segurança por meio de denúncias anônimas pelos telefones:

  • 190 (emergência)
  • 0800 065 3939 (disque-denúncia)

Box informativo

  • Local: zona rural de Cáceres (MT-343)
  • Data: 19 de fevereiro
  • Apreensão: 1 revólver calibre .22 e 26 munições
  • Envolvido: homem, 58 anos
  • Crime investigado: porte ilegal de arma

Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso. Nota institucional disponível nos canais oficiais da corporação.

Acompanhe atualizações e compartilhe informações responsáveis para fortalecer a segurança da sua comunidade.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.