Passagem de ônibus em São Paulo sobe 6% acima da inflação

A tarifa do transporte coletivo na capital paulista foi reajustada e passou a valer a partir desta terça-feira. O aumento supera o índice oficial de inflação acumulado em um ano.

A passagem de ônibus na cidade de São Paulo ficou mais cara a partir desta terça-feira (6). O valor da tarifa passou de R$ 5 para R$ 5,30, conforme anúncio feito pela prefeitura no fim de 2025.

O reajuste representa um aumento de 6%, percentual superior à inflação acumulada em 12 meses, que foi de 4,5%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A administração municipal informou que o preço da passagem permaneceu congelado por cinco anos antes do último reajuste. Segundo a prefeitura, entre 2020 e 2025 houve apenas uma atualização tarifária, enquanto a inflação acumulada no período ultrapassou 40%.

De acordo com o município, mesmo com o novo valor, a correção aplicada representa menos da metade da inflação registrada ao longo desses cinco anos.

Cálculo do reajuste

Para definir o aumento, a prefeitura utiliza o Índice de Preços ao Consumidor do Transporte Coletivo, calculado pela Fipe, que apontou variação de 6,5% no acumulado anual.

Estudos da administração municipal indicam que, sem o subsídio público repassado às empresas de ônibus, o valor real da passagem poderia chegar a R$ 11,78.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.