Lula anuncia anulação de leilão da Petrobras que elevou preço do gás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o leilão de gás da Petrobras e garantiu que os consumidores de baixa renda não pagarão valores abusivos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quinta-feira (2), que pretende anular o leilão de gás liquefeito de petróleo (GLP) realizado pela Petrobras, no qual os preços para distribuidoras chegaram a ser até 100% superiores à tabela oficial da estatal.

Em entrevista à TV Record Bahia, Lula afirmou que o certame foi realizado contra a vontade da direção da Petrobras. “Foi feito um leilão, eu diria que uma cretinice, bandidagem, que fizeram. As pessoas sabiam da orientação do governo, da orientação da Petrobras de não aumentar GLP. Pois fizeram um leilão contra a vontade da direção da Petrobras”, disse o presidente.

“Nós vamos rever esse leilão, nós vamos anular esse leilão, porque o povo pobre não pagará, em hipótese alguma, o preço dessa guerra”, reforçou.

O mercado brasileiro de gás, mesmo sendo produtor, sofre influência dos preços internacionais, atualmente pressionados pelo conflito no Oriente Médio. A estratégia de leilões com alto ágio é vista como uma forma de alinhar o preço nacional ao mercado externo sem alterar a tabela oficial da Petrobras.

Segundo a Petrobras, os preços de venda do GLP às distribuidoras permanecem os mesmos desde novembro de 2024, sem inclusão de tributos.

O presidente critica o alto custo do botijão para o consumidor final e cita o programa Gás do Povo, que substituiu o antigo Auxílio Gás, garantindo o fornecimento gratuito do produto para famílias de baixa renda. Para Lula, o aumento do preço ocorre principalmente na distribuição.

“Quando a Petrobras vende um botijão de gás a R$ 37, ele não pode chegar a R$ 160 na casa do povo. Alguém está roubando. Agora fizemos um leilão que teve ágio de 100%”, afirmou.

Alta de combustíveis

O presidente também criticou a guerra no Oriente Médio e seus efeitos sobre o preço internacional do petróleo, que tem impactado diretamente o diesel, do qual o Brasil importa cerca de 30% do consumo interno.

O governo anunciou medidas para conter o aumento do preço do diesel, incluindo redução de impostos e a criação de um subsídio ao diesel importado de R$ 1,20 por litro, que deve ser publicado em medida provisória ainda nesta semana.

Lula criticou aumentos injustificados nos preços de gasolina e álcool, chamando a prática de “pura bandidagem”. O presidente também ressaltou que a privatização da BR Distribuidora, em 2019, limitou a capacidade de intervenção do governo nos preços.

“Privatizaram a BR [Distribuidora] e nós só podemos recomprá-la a partir de 2029. Ou seja, não temos hoje distribuidora para regular preços”, afirmou.

O governo estuda a recompra da Refinaria de Mataripe, privatizada em 2021, destacando a necessidade de aumentar a produção de diesel nacional e reduzir a dependência do produto importado, que segue o preço internacional.

A Agência Brasil entrou em contato com a Petrobras para esclarecimentos sobre o leilão e aguarda resposta, mantendo espaço aberto para manifestação.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.