Stf revoga afastamento de governador do Tocantins

Decisão de Nunes Marques permite o retorno de Wanderley Barbosa ao comando do Executivo estadual após suspensão determinada pelo STJ.

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, anulou a decisão que havia afastado o governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, permitindo seu retorno ao cargo.

O afastamento havia sido determinado pelo Superior Tribunal de Justiça durante a segunda fase da Operação Fames-19, que investiga supostos desvios de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia entre 2020 e 2021.

A defesa de Barbosa apresentou habeas corpus ao Supremo, aceito por Nunes Marques. O ministro considerou que a medida cautelar imposta anteriormente configurava intervenção excessiva na administração estadual por não demonstrar risco atual à ordem pública ou ao andamento da investigação.

“Penso que a manutenção da medida constitui, no presente caso, intervenção excessiva na esfera política e administrativa do Estado do Tocantins”, afirmou o ministro.

Nunes Marques também solicitou que sua decisão liminar seja analisada em sessão virtual da Segunda Turma do STF.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.