O governo do estado do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que as imagens registradas pelas câmeras corporais de policiais militares durante a Operação Contenção foram encaminhadas à Polícia Federal (PF).
A manifestação foi apresentada um dia após a PF declarar que ainda não havia recebido esse material, cuja análise pericial está sob responsabilidade da corporação.
Segundo o governo estadual, o acervo audiovisual da Polícia Militar foi devidamente compartilhado com a Polícia Federal, conforme já registrado nos autos do processo.
Na segunda-feira (6), o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, informou ao ministro Alexandre de Moraes que a instituição já realizava a perícia de conteúdos enviados pela Polícia Civil, mas destacou que as imagens da Polícia Militar ainda não haviam sido recebidas até então.
A entrega do material foi determinada em março deste ano pelo ministro do STF, que ordenou que as polícias Militar e Civil enviassem todos os registros da operação, realizada no ano passado e que resultou em mais de 120 mortes.
A investigação ocorre no contexto da chamada ADPF das Favelas, ação que discute a legalidade e os impactos das operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. O STF já estabeleceu medidas para reduzir a letalidade nessas ações.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.