A trajetória de Frei Agostinho de Jesus, considerado um dos pioneiros da arte sacra no Brasil colonial, está sendo apresentada em uma nova exposição na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo.
A mostra reúne 48 obras do artista, incluindo esculturas em terracota, peças de prataria sacra e documentos históricos que ajudam a contextualizar a produção artística do período colonial.
Com curadoria de Rafael Schunk, a exposição destaca como diferentes culturas influenciaram a construção da arte sacra brasileira por meio das relações comerciais e do sincretismo religioso ao longo dos séculos.
Entre os principais destaques estão as obras produzidas em terracota, técnica que recebeu forte contribuição das populações indígenas. Segundo a exposição, elementos culturais locais foram incorporados pelos colonizadores e posteriormente influenciaram o movimento barroco no país.
A mostra também apresenta o papel de São Paulo como um importante centro de produção de arte sacra em terracota devido às trocas culturais ocorridas durante o período colonial.
A Fundação Maria Luísa e Oscar Americano está localizada na Avenida Morumbi, 4077. A entrada é gratuita às terças-feiras. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 40 na modalidade inteira e R$ 20 na meia-entrada.
O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30. A exposição permanece em cartaz até o fim de setembro.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.