Davos inicia Fórum Econômico Mundial com foco no diálogo global

O encontro anual reúne líderes políticos e empresariais na Suíça para discutir cooperação internacional e desafios econômicos globais.

O Fórum Econômico Mundial tem início nesta segunda-feira (19), em Davos, na Suíça. Realizado há 55 anos, o evento reúne lideranças políticas, empresariais e institucionais das principais economias do mundo. Com o tema “Um Espírito de Diálogo”, a edição deste ano segue até o dia 23 e busca fortalecer a cooperação entre governos, empresas e organizações.

De acordo com a organização, o fórum contará com mais de 3 mil delegados de mais de 130 países, incluindo 64 chefes de Estado e de governo. O governo brasileiro será representado pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck.

A ministra participará de diferentes painéis, entre eles a reunião do Global Digital Collaboration (GDC), iniciativa que reúne governos, sociedade civil, organismos internacionais e empresas para debater soluções digitais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já participou de edições anteriores do fórum, mas não estará presente em Davos em 2026.

Concentração de riqueza

Na abertura do evento, a Oxfam Brasil divulgou um relatório apontando que a riqueza dos bilionários cresceu mais de 16% em 2025. O avanço é três vezes superior à média dos últimos cinco anos, alcançando US$ 18,3 trilhões, o maior patamar já registrado.

O levantamento destaca que, desde 2020, a riqueza desse grupo aumentou 81%, enquanto uma em cada quatro pessoas enfrenta dificuldades para se alimentar regularmente e quase metade da população mundial vive na pobreza. Segundo o estudo, o crescimento coletivo de US$ 2,5 trilhões entre 2024 e 2025 seria suficiente para erradicar a pobreza extrema 26 vezes.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.