Afogamento mobiliza bombeiros que salvam 348 pessoas no litoral paulista durante o carnaval

Entre sábado e terça-feira de carnaval, equipes do Corpo de Bombeiros resgataram 348 pessoas em diferentes praias do litoral de São Paulo. A maior concentração de ocorrências foi registrada na Baixada Santista.

O afogamento esteve no centro das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros no litoral paulista durante o período de carnaval, entre sábado (14) e terça-feira (17). Ao todo, 348 pessoas foram retiradas do mar com vida em diferentes pontos da costa.

A maior parte dos resgates aconteceu na Baixada Santista, que concentrou 190 salvamentos nas praias de Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga. No litoral Sul, entre Itanhaém e Ilha Comprida, 28 banhistas foram socorridos. Já no litoral Norte, nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, outras 130 pessoas precisaram de atendimento após se envolverem em situações de risco no mar.

Entre os casos registrados, duas adolescentes, de 12 e 15 anos, foram salvas após entrarem na água. Uma delas havia pulado no mar a partir de uma pedra. Em Ubatuba, um banhista que ficou à deriva foi resgatado com o apoio do helicóptero Águia 11, da Polícia Militar.

No mesmo município, cinco jovens com cerca de 25 anos entraram em uma área sinalizada com alerta de perigo e acabaram arrastados pela correnteza. Todos foram retirados da água em segurança pelas equipes de salvamento.

De acordo com o governo estadual, além dos atendimentos emergenciais, o Grupamento de Bombeiros Marítimo intensificou as ações preventivas, somando 52,1 mil intervenções ao longo do feriado. As medidas incluíram orientação direta aos banhistas, reforço na sinalização de áreas perigosas e abordagens antecipadas para evitar acidentes.

Segundo o GBMar, a maioria das ocorrências está associada ao desrespeito às placas de sinalização e à entrada em locais considerados de risco, especialmente em dias de grande movimentação nas praias. A corporação reforça a importância de seguir as recomendações dos guarda-vidas e redobrar a atenção às condições do mar.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.