Gefron apreende 65 kg de drogas em Cáceres e prende quatro bolivianos

Operação no Posto do Limão gerou prejuízo de R$ 1,1 milhão às facções criminosas.

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu nesta terça-feira (3.2) cerca de 65 quilos de drogas e prendeu quatro cidadãos bolivianos durante uma operação no Mato Grosso, em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, conforme divulgado pela Polícia Federal.

Segundo nota oficial da Polícia Federal de Cáceres, a ação ocorreu após a abordagem de dois veículos de táxi de origem boliviana que seguiam pela BR-070 em direção à cidade. A operação resultou em um prejuízo estimado em R$ 1,1 milhão às facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas.

Detalhes da apreensão

Durante a revista, os agentes encontraram substâncias ilícitas nos dois automóveis:

  • Em um dos táxis, foram localizados 49 tabletes de pasta base de cocaína em um compartimento entre o capô e o para-brisa, totalizando 50 quilos.
  • No segundo veículo, havia nove tabletes de pasta base de cocaína e 10 de maconha, somando 15 quilos de drogas.

Das quatro pessoas presas, duas são mulheres. Todos os detidos, os veículos e o entorpecente foram encaminhados à Polícia Federal de Cáceres, permanecendo à disposição da Justiça.

Contexto e relevância

O Gefron atua na fronteira com a Bolívia, região conhecida pelo fluxo de tráfico interestadual de drogas. Operações como esta são estratégicas para reduzir o abastecimento de substâncias ilícitas no estado e minimizar os impactos financeiros das organizações criminosas. Segundo dados da Polícia Federal, ações de apreensão neste corredor fronteiriço têm aumentado em 2025, refletindo o aprimoramento de técnicas de monitoramento e inteligência.

Além da apreensão, a operação reforça a colaboração entre forças estaduais e federais, demonstrando capacidade de intervenção em crimes transnacionais.

Reportagem baseada em nota oficial da Polícia Federal de Cáceres.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.