Uma denúncia inicial de violência doméstica e cárcere privado mobilizou policiais militares da Força Tática do 13º Comando Regional na noite de domingo (17), em Água Boa. A ocorrência, registrada em uma região de chácaras no bairro Guarujá, resultou na prisão de um homem de 51 anos e no desmantelamento de um laboratório caseiro de manutenção e recarga de armamentos.
Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais da 28ª Companhia Independente fizeram contato com a suposta vítima. Embora a mulher tenha negado aos militares estar sofrendo agressões ou mantida presa, a equipe realizou uma varredura preventiva na propriedade devido à gravidade do chamado.
Armas caseiras e insumos para munição na geladeira
Durante a vistoria no imóvel, os policiais desconfiaram de ferramentas e objetos industriais espalhados. Ao aprofundarem as buscas, as equipes da Força Tática localizaram duas armas de fogo de fabricação artesanal.
Além dos dispositivos montados de forma caseira, foi apreendida uma caixa repleta de insumos utilizados para a recarga de munições, contendo pólvora, espoletas, chumbo, além de maquinário para manutenção de canos e coronhas. A quantidade de material técnico reforça a suspeita dos investigadores de que o local funcionava como um ponto estratégico de apoio logístico para o crime organizado no interior do estado.
Suspeito autuado em flagrante e ligação com facção
Diante do arsenal irregular e dos apetrechos de recarga, o morador de 51 anos recebeu voz de prisão. O flagrante foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Água Boa.
O setor de inteligência das forças de segurança agora apura se o armamento artesanal fabricado ou consertado na chácara abastecia membros de uma facção criminosa com forte atuação na Região do Araguaia, especialmente em roubos e disputas territoriais em áreas rurais.
Materiais apreendidos pela Força Tática na propriedade:
- Duas armas de fogo de fabricação caseira e cano longo;
- Insumos químicos e espoletas para recarga de cartuchos;
- Ferramentas manuais e tornos para usinagem e manutenção de armamentos;
- Objetos diversos utilizados na logística de modificação de calibres.
A Polícia Militar relembrou que a participação da comunidade por meio dos canais de denúncia — como o 190 ou o disque-denúncia estadual no 0800 065 3939 — continua sendo a ferramenta mais ágil para desarmar células criminosas em regiões periféricas ou de difícil acesso.
| Dados do Flagrante | Informações Oficiais (PM-MT) |
|---|---|
| Local da Ocorrência | Região de Chácaras, Bairro Guarujá – Água Boa |
| Idade do Suspeito | Homem de 51 anos (Preso em flagrante) |
| Crimes Registrados | Posse ilegal de arma de fogo e fabricação de munição |
| Encaminhamento | Delegacia Judiciária Civil para abertura de inquérito |
A fabricação e manutenção de armas caseiras em chácaras isoladas mostram uma tática do crime organizado para driblar o rastreamento do comércio oficial de armamentos pesados. Você acredita que o aumento das rondas rurais pela Patrulha Rural da PM é suficiente para inibir esses pontos de apoio logístico em pequenas propriedades ou a fiscalização rigorosa sobre a venda de insumos como pólvora e chumbo em casas agropecuárias seria mais eficaz? Deixe sua opinião nos comentários.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.