O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta segunda-feira (8) a implementação da inscrição automática para estudantes concluintes do ensino médio da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A medida foi estabelecida pela Portaria nº 422/2026, publicada pelo governo federal, e integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da participação dos estudantes nas avaliações nacionais e ao uso dos resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Inscrição automática no Enem
A partir da edição de 2026, os estudantes do 3º ano serão inscritos automaticamente no exame com base nos dados fornecidos pelas redes de ensino. O procedimento dispensa a etapa tradicional de inscrição feita pelo próprio aluno.
Apesar da automatização, o estudante deverá confirmar a participação no Enem, além de escolher a prova de língua estrangeira e informar a necessidade de recursos de acessibilidade, quando necessário.
Ampliação dos locais de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, prevê a ampliação de cerca de 10 mil novos locais de prova em todo o país.
Segundo o MEC, a expectativa é que aproximadamente 80% dos estudantes da rede pública realizem o exame na própria escola onde estudam, reduzindo deslocamentos e facilitando o acesso à prova.
O governo também estuda medidas de apoio ao transporte para alunos que precisarem realizar o Enem em municípios diferentes de onde residem ou estudam.
Meta de participação
Com as novas medidas, o Ministério da Educação projeta ampliar a adesão ao exame, com a expectativa de que ao menos 70% dos concluintes da rede pública participem do Enem em 2026.
A iniciativa busca consolidar o Enem como um dos principais instrumentos de avaliação da educação básica e de acesso ao ensino superior no país.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.