‘Grandes prejuízos’: Deputado cobra recuperação urgente da MT-248 entre Araputanga e Jauru

Deputado pede ações urgentes na MT-248 entre Araputanga e Jauru para reforçar segurança e trafegabilidade.

As condições precárias da rodovia MT-248 voltaram a dominar os debates sobre infraestrutura na região Oeste do estado. Diante do cenário de abandono, o deputado estadual Chico Guarnieri (PSDB) cobrou formalmente do Governo do Estado a recuperação urgente do trecho que liga os municípios de Araputanga e Jauru.

A cobrança foi oficializada por meio da Indicação nº 1115/2026, encaminhada diretamente à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). No documento, o parlamentar exige a execução imediata de serviços de manutenção e tapa-buracos na via.

Leia também

Pontos Críticos e Riscos

Segundo o deputado, a falta de manutenção compromete severamente a trafegabilidade e coloca em risco a vida dos usuários da rodovia, que é estratégica para o escoamento da produção regional e para o deslocamento da população.

Existem pontos onde a situação é considerada alarmante, exigindo atenção redobrada dos motoristas:

  • Nas proximidades da Pousada Rio das Luzes;
  • Na cabeceira e entorno da ponte sobre o Rio Jauru.

Nesses locais, o asfalto cedeu lugar a buracos profundos e irregularidades no pavimento, aumentando o risco de acidentes e quebra de veículos.

Responsabilidade do Estado

A demanda chegou ao gabinete do parlamentar através do vereador Irmão Lázaro, de Araputanga, que relatou os problemas diários enfrentados pelos motoristas. Guarnieri alertou que, como a MT-248 não é concedida à iniciativa privada, a manutenção é dever direto e intransferível do Governo de Mato Grosso.

“Estamos falando de uma rodovia importante para a região e que hoje apresenta condições que colocam em risco a segurança das pessoas. Nosso trabalho é cobrar providências”, afirmou Chico Guarnieri.

O deputado pontuou ainda que o atraso nas obras de manutenção gera um “efeito bola de neve”. “Quando a manutenção não acontece no tempo certo, pequenos problemas se transformam em grandes prejuízos para a população e para o próprio Estado”, concluiu.

A situação da MT-248 é um exemplo clássico de rodovia estadual que sofre com a falta de manutenção do governo, afetando a segurança e a economia regional. Diante da dificuldade do Estado em manter a malha viária em dia, você é a favor da concessão para a iniciativa privada (privatização com pedágio) para garantir asfalto de qualidade o ano todo, ou prefere que a via continue sob gestão estatal, exigindo cobrança contínua das autoridades para evitar buracos? Deixe sua opinião nos comentários.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.