Preços do suíno vivo recuam com demanda fraca e incertezas no mercado

Fonte: CenarioMT

Foto: Agência Brasil

Após um período de estabilidade, os preços do suíno vivo posto na indústria registraram queda nos últimos dias, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O recuo é verificado na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro e reflete principalmente o típico enfraquecimento da demanda no fim do mês, quando o poder de compra do consumidor tende a cair.

De acordo com analistas do Cepea, o mercado spot também se tornou mais especulativo recentemente, em função dos desdobramentos relacionados ao caso de gripe aviária detectado no Brasil. A incerteza gerada por essa situação tem dificultado as negociações e contribuído para o desaquecimento do setor.

[Continua depois da Publicidade]

No atacado da carne suína, os cortes também registraram queda, acompanhando a desvalorização do animal vivo. A baixa generalizada reforça o cenário de cautela entre os agentes da cadeia produtiva, que observam com atenção os efeitos da gripe aviária sobre o mercado de proteínas como um todo.

Além da preocupação com a demanda interna, há também expectativa em relação ao comportamento do consumidor nos primeiros dias de junho, quando o fluxo financeiro costuma melhorar com o recebimento dos salários. Ainda assim, o setor segue atento à concorrência com outras proteínas, especialmente o frango, cuja oferta pode aumentar devido a restrições comerciais impostas pela gripe aviária, pressionando ainda mais os preços do suíno.

[Continua depois da Publicidade]

O cenário atual exige estratégia e planejamento dos produtores e indústrias, em um momento de volatilidade e sensibilidade a fatores sanitários e econômicos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .