Avião que partiu de Mato Grosso enfrenta problemas técnicos durante pouso em São Paulo

Fonte: CENÁRIOMT

aviao sol 2

Na noite de quarta-feira (1º), um avião de pequeno porte enfrentou dificuldades durante a aterrissagem no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, devido à quebra do trem de pouso, resultando no fechamento do aeroporto por cerca de duas horas, na véspera do feriado prolongado de Finados.

O incidente ocorreu por volta das 19h50 e envolveu uma aeronave do modelo Piper Aircraft PA-42, que vinha de Cuiabá, no Mato Grosso. Importante ressaltar que o avião estava realizando uma missão de transporte aeromédico, e o paciente a bordo foi prontamente resgatado em segurança pela equipe médica do aeroporto.

De acordo com a Aena, a concessionária que passou a administrar o aeroporto no mês passado, não houve registro de feridos no incidente. No entanto, as operações de pousos e decolagens na pista principal tiveram que ser suspensas até a retirada da aeronave, o que foi concluído por volta das 21h49.

Nesse período, 17 voos tiveram que ser desviados para outros aeroportos, e 13 voos foram cancelados. A companhia aérea Azul informou que quatro de seus voos foram redirecionados para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, e um para Guarulhos, na região metropolitana. Além disso, dois voos com destino a Recife e Porto Alegre tiveram que ser cancelados.

A Gol, por sua vez, relatou que oito voos foram desviados e nove foram cancelados. Ambas as companhias estão prestando suporte aos passageiros afetados, incluindo remarcações para outros voos.

A Latam também confirmou desvios de pousos e cancelamentos, mas não divulgou números específicos. Para lidar com a situação, o Aeroporto de Congonhas estendeu suas operações por mais uma hora, encerrando as atividades diárias às 23h.

Este incidente é o segundo a afetar o aeroporto em menos de uma semana. No domingo (29), o aeroporto ficou temporariamente fechado devido a um problema com uma aeronave particular que teve um pneu furado. Nesse caso, a pista precisou ser fechada entre 20h50 e 21h14 para a retirada da aeronave, e as operações foram retomadas em seguida.

Além disso, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, também enfrentou problemas no fim de semana, quando a Latam Brasil teve que alterar ou cancelar voos devido a condições meteorológicas adversas, gerando protestos de passageiros devido a atrasos e falta de informações.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).