Como acabar com a insônia? Nossa sociedade atual é uma sociedade estressada com um ritmo de vida acelerado. Uma das consequências mais comuns é a falta de sono ou insônia, um distúrbio que, se não tratado, torna-se um problema crônico de difícil solução.
Pessoas com insônia costumam ter preocupação excessiva, cansaço, falta de energia e concentração ao longo do dia e, na hora de ir para a cama, impede que adormeçam ou não tenham um sono reparador.
Como atleta tenho claro que um bom descanso é necessário para um bom desempenhona minha atividade diária e no meu treino, mas não só isso, mas também o exercício é uma parte fundamental para garantir que o descanso seja adequado. É “o verdinho que morde o rabo” e ser claro sobre isso nos ajudará a evitar recorrer à medicação e à terapia como primeira alternativa.
Foi demonstrado que o exercício, e fundamentalmente o exercício aeróbico, ajuda a combater o estresse. Certos estudos confirmam que as pessoas que fazem exercícios moderados duas vezes por semana descansam melhor e têm melhor desempenho em suas vidas diárias.
Os benefícios deste tipo de exercício são tanto cardiovasculares, respiratórios e até psicológicos: melhora a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial e nos relaxa reduzindo a ansiedade.
Siga algumas diretrizes para que esses benefícios sejam atendidos:
- Realize um mínimo de 2 a 3 horas por semana de exercícios aeróbicos.
- Não treine logo antes de dormir, deixe pelo menos 2 horas para o corpo começar a relaxar.
- A intensidade do exercício deve ser leve ou moderada.
- Se você considerar que seu estresse está muito alto, atividades como Yoga ou Tai Chi reforçarão esse poder de relaxamento e desconexão diante dos problemas.
Portanto, além dos benefícios estéticos e saudáveis do exercício, agora você sabe que também pode resolver sua insônia sem contar carneirinhos ou recorrer a pílulas; que apenas como último recurso.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!