Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na terça-feira (9), em Cuiabá, suspeito de comercializar celulares furtados de uma loja localizada no bairro CPA I. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, que confirmou a recuperação de diversos aparelhos subtraídos durante um furto ocorrido no fim de maio. O suspeito foi autuado pelo crime de receptação qualificada, conforme divulgado oficialmente pela instituição.
Segundo a investigação, o crime que deu origem ao caso ocorreu na madrugada de 25 de maio, quando criminosos invadiram a loja Casa do Celular, no CPA I. De acordo com a Polícia Civil, três suspeitos entraram no estabelecimento enquanto um quarto integrante permaneceu em um veículo dando suporte à ação. O prejuízo causado pelo furto ultrapassa R$ 52 mil, incluindo celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Como a polícia chegou aos celulares furtados
Conforme apurado pelos investigadores, aparelhos com características compatíveis às dos produtos levados da loja passaram a ser anunciados em um grupo de WhatsApp. A partir dessa informação, um funcionário da empresa entrou em contato com o anunciante e simulou interesse na compra de dois dispositivos.
A negociação foi acompanhada pela equipe da Derf até o local combinado para o encontro, nas proximidades do Ginásio Verdinho, no CPA I. Durante a abordagem, os policiais encontraram dois aparelhos com o suspeito, que estava em uma motocicleta Honda CG 160 Fan.
Após a verificação dos números de identificação IMEI — código único utilizado para identificar celulares — foi constatado que os equipamentos pertenciam à loja vítima do furto. Segundo os policiais, o homem apresentou versões divergentes sobre a origem dos aparelhos, afirmando inicialmente que os recebeu como pagamento por um serviço e, posteriormente, que os encontrou na rua.
Mais produtos recuperados durante a investigação
Na sequência da operação, os investigadores foram até a residência do suspeito, localizada no bairro Jardim Vitória. No imóvel, foram encontrados outros celulares furtados, caixas de produtos ainda lacradas, embalagens vazias, um notebook e um simulacro de arma de fogo.
Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos. O suspeito também foi conduzido à unidade policial para os procedimentos legais.
O que diz a legislação sobre receptação qualificada
De acordo com o Código Penal Brasileiro, a receptação qualificada ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, conduz, oculta ou comercializa produtos de origem criminosa no exercício de atividade comercial ou industrial. A pena prevista pode variar de três a oito anos de reclusão, além de multa.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar e localizar os autores do furto qualificado que atingiu o estabelecimento comercial. Novas diligências devem ser realizadas para esclarecer a participação de outros envolvidos na cadeia de comercialização dos aparelhos.
Consumidores que pretendem adquirir celulares usados devem sempre verificar a procedência do produto e conferir o IMEI antes da compra, medida que ajuda a combater o comércio de bens provenientes de crimes.
Reportagem baseada em informações oficiais divulgadas pela Polícia Civil de Mato Grosso.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.