Energia: Aneel mantém bandeira verde e conta de luz segue sem acréscimo em abril

A Aneel confirmou a manutenção da bandeira verde em abril, mantendo as contas de luz sem cobrança adicional para os consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) a manutenção da bandeira tarifária verde durante todo o mês de abril. Com a decisão, os consumidores brasileiros continuam sem a cobrança de taxas extras na conta de luz, repetindo o cenário observado desde janeiro.

De acordo com a agência, o resultado está diretamente ligado ao volume de chuvas registrado ao longo de março. As precipitações garantiram níveis adequados nos reservatórios das hidrelétricas, permitindo uma geração de energia mais eficiente e reduzindo a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.

Como funciona o sistema

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, atua como um indicador do custo de geração de energia no país. As cores — verde, amarela e vermelha — refletem as condições do setor elétrico em determinado período.

  • disponibilidade de recursos hídricos;
  • participação de fontes renováveis;
  • uso de usinas termelétricas.

Mesmo com o cenário favorável, a Aneel destaca a importância do uso consciente da energia elétrica. A redução do desperdício contribui para a sustentabilidade do sistema e ajuda a manter os custos mais baixos no longo prazo.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.