Ponte internacional fortalece ligação entre Brasil e Paraguai

Nova estrutura sobre o Rio Paraná foi entregue com a presença de autoridades e começa a operar de forma gradual, ampliando a integração entre os dois países.

Fonte: CenárioMT

Ponte internacional fortalece ligação entre Brasil e Paraguai
Ponte internacional fortalece ligação entre Brasil e Paraguai - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai foi inaugurada nesta sexta-feira (19), ligando Foz do Iguaçu, no Paraná, ao município de Presidente Franco, no Paraguai. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e autoridades dos dois países.

A obra recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e financiamento da Itaipu Binacional, que aportou R$ 712 milhões. O tráfego foi liberado inicialmente apenas para caminhões sem carga, em ambos os sentidos.

Durante a inauguração, o presidente destacou a importância da nova ligação para o fortalecimento das economias e para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e paraguaia, ao facilitar o intercâmbio comercial e turístico.

O evento ocorreu na nova aduana conjunta e marcou a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade, atualmente sobrecarregada, com fluxo diário estimado em 100 mil pessoas e 45 mil veículos.

A Ponte da Integração possui 760 metros de extensão, vão-livre de 470 metros — o maior do continente — e duas pistas simples de 3,6 metros cada. A estrutura estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura.

Segundo o Ministério dos Transportes, toda a logística do lado brasileiro está concluída, incluindo rodovias de acesso e estrutura aduaneira, permitindo o início da operação controlada.

Operação gradual

Nesta fase inicial, a travessia está restrita a caminhões descarregados, com horários definidos pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. Ônibus de turismo fretados devem ser autorizados em breve.

A liberação total para veículos de carga está prevista entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá o pleno acesso à ponte.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]