As hemorroidas apresentam-se como veias inflamadas ou inchadas ao redor do ânus ou na parte superior do reto. Esta doença aparece quando há muita pressão nas veias ao redor do ânus, causada por esforço durante as evacuações, ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, seguir uma dieta pobre em fibras, constipação e enfraquecimento dos tecidos de suporte no ânus e reto, especialmente durante o envelhecimento e a gravidez. Para tratá-los existem algumas receitas caseiras feitas com plantas medicinais.
Antes de recorrer às plantas medicinais, é necessário reconhecer se as hemorroidas são externas (ou seja, são formadas sob a pele e ao redor do ânus) ou internas (formadas no revestimento do ânus e na parte inferior do reto).
No caso dos externos, os sintomas geram coceira ou irritação na área, dor e sangramento. Considerando que, se forem internas, haverá uma ferida indolor durante as evacuações ou dor e irritação se as hemorroidas empurrarem a abertura anal.
Como tratar as hemorroidas?
Uma das principais plantas medicinais para tratá-las é a videira vermelha, que permite diminuir o desconforto das hemorroidas e, em muitos casos, curá-las. As folhas, ricas em flavonóides e taninos, são usadas neste exemplar.
Para uso, são aplicados em banhos de assento para melhorar a circulação e promover o retorno venoso, reduzindo efetivamente a inflamação.
Outra receita caseira que ajudará a combater as hemorroidas é o cardo mariano, graças aos seus efeitos no sangue. Consequentemente, beber esta infusão curará as hemorroidas devido aos seus efeitos purificadores no fígado, favorecendo a qualidade do sangue e melhorando a circulação.
Por último, mas não menos importante, verbasco é uma das plantas medicinais mais eficazes. É comum preparar receitas caseiras com as folhas deste exemplar, que serão aplicadas nas hemorroidas. O extrato de verbasco deve ser colocado na área afetada, permitindo que as lesões causadas por essa inflamação das veias se curem.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!