O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditou, nesta sexta-feira (3), uma área utilizada para extração ilegal de minério em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação de fiscalização ambiental.
Segundo o órgão, a equipe encontrou, na Rua Sabará, no distrito de Inoã, um trecho com desmatamento, corte de talude que apresentava risco de deslizamento e ameaça a moradias próximas, além da exploração irregular de minério em uma área de 17.886 metros quadrados.
Como resultado da ação, a área foi interditada e uma retroescavadeira utilizada na atividade foi apreendida e encaminhada para um depósito. Três pessoas foram autuadas pelo Inea com base na Lei Estadual nº 3.467/2000, que prevê multas que podem chegar a R$ 1 milhão.
Os envolvidos também foram levados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde prestaram depoimento e responderam por crime ambiental.
De acordo com o Inea, a extração mineral realizada de forma irregular pode provocar impactos como desmatamento, erosão, alteração da paisagem e assoreamento de rios, comprometendo o equilíbrio ambiental e aumentando os riscos para áreas vizinhas.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.