Deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Equipes da PF cumprem mandados em Mato Grosso e outros 4 estados, além do Distrito Federal.
Os alvos teriam envolvimento com os atos em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.
Ataques em Brasília
Os ataques em Brasília aconteceram no último dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram às sedes dos Três Poderes na capital federal. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, alguns indícios apontam possível omissão e conivência do governador afastado e seus auxiliares em facilitar os crimes cometidos.
No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal em Brasília, a fim de evitar novos ataques. Forças policias de diversos estados foram disponibilizadas, inclusive de Goiás. Também no dia dos acontecimentos, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo de governador.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.