Nova linhagem da Covid-19 circula em Mato Grosso

A variante já está presente em diversos outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Mato Grosso confirmou a circulação de uma nova variante do coronavírus, identificada como XFG, uma subvariante da Ômicron.

A detecção foi resultado de um programa de vigilância genômica e ocorreu em amostras coletadas em Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Querência entre o fim de agosto e o início de setembro.

Segundo o Lacen, até o momento, não há indícios de que a nova linhagem cause casos mais graves da doença ou que possa comprometer a eficácia das vacinas atuais. A variante já está presente em diversos outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que a variante será monitorada, mas os protocolos médicos e de vacinação não serão alterados, reforçando que a imunização continua sendo a forma mais eficaz de proteção contra a doença.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.