Monitoramento inteligente flagra crime ambiental e irregularidades em Várzea Grande

O responsável pela ação, um homem de 41 anos, foi flagrado utilizando uma área já conhecida pelas autoridades como ponto crítico de descarte ilegal.

A Guarda Municipal de Várzea Grande, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a interrupção de um descarte irregular de resíduos no bairro Ouro Verde. A intervenção ocorreu após o veículo envolvido ser identificado e rastreado pelas câmeras de alta tecnologia do Centro de Inteligência Municipal de Segurança. O monitoramento permitiu que a Equipe de Patrulhamento Ambiental realizasse a abordagem no momento exato da infração.

O responsável pela ação, um homem de 41 anos, foi flagrado utilizando uma área já conhecida pelas autoridades como ponto crítico de descarte ilegal. Além do crime ambiental, a fiscalização de trânsito constatou que o caminhão operava em condições precárias e totalmente fora das normas legais, apresentando a documentação atrasada desde 2022 e a ausência da placa de identificação dianteira.

Diante das evidências, foram lavrados diversos autos de infração, abrangendo tanto a esfera ambiental quanto a de trânsito. As medidas incluíram notificações administrativas, autos de inspeção e a autuação formal pelo crime de poluição. O veículo foi retido devido às irregularidades documentais, e o local do descarte passou por perícia técnica para embasar o processo de punição.

O condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos e responder pelos atos cometidos. O caso agora será comunicado oficialmente ao Ministério Público, por meio da Vara Ambiental, para que as devidas providências judiciais sejam tomadas. A ação reforça a vigilância contínua da gestão municipal contra práticas que degradam a saúde pública e o ecossistema local.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.