Assembleia Legislativa celebra Dia do Oftalmologista com sessão especial em Mato Grosso

ALMT realiza sessão especial e destaca avanços da oftalmologia e acesso à saúde ocular em Mato Grosso.

Você sabia que a saúde dos olhos é decisiva para a autonomia e a qualidade de vida? Em celebração ao Dia do Oftalmologista, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (07), uma sessão especial em reconhecimento à atuação da oftalmologia no estado.

Homenagem à oftalmologia na ALMT

A cerimônia ocorreu no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour e reuniu médicos, familiares e convidados. A iniciativa destacou a importância da oftalmologia para a saúde pública e para a ampliação do acesso ao atendimento ocular.

Proposta pelo deputado Dr. João (MDB), a sessão especial marcou a entrega de moções de aplauso a profissionais que contribuem diariamente para o avanço da oftalmologia e para o fortalecimento da assistência à população.

Mutirões e impacto social

Durante o evento, o parlamentar ressaltou o papel dos mutirões oftalmológicos realizados em diferentes regiões do estado. Segundo ele, essas ações têm sido fundamentais para levar atendimento a quem enfrenta doenças como catarata, pterígio e problemas de retina.

A oftalmologia também foi destacada como uma área essencial para devolver qualidade de vida aos pacientes, muitas vezes por meio de intervenções simples e acessíveis.

Diálogo e políticas públicas

O presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO), Helder Rondon Luz, reforçou a importância da integração entre profissionais da oftalmologia e o Legislativo na construção de políticas públicas voltadas à saúde ocular.

Ele lembrou que já existem iniciativas como campanhas escolares, ações de prevenção ao glaucoma e cirurgias de catarata, e defendeu a ampliação dessas políticas para fortalecer ainda mais a oftalmologia no estado.

Evolução da especialidade

Entre os homenageados, o oftalmologista Salim Nadaf relembrou o início da carreira em um cenário com poucos recursos. Hoje, segundo ele, a oftalmologia avançou significativamente com novas tecnologias e maior número de profissionais atuando em Mato Grosso.

A médica Carolina Ramos Mosena de Angeloni também destacou que a oftalmologia é uma das áreas médicas que mais evoluem, exigindo atualização constante e ampliando o acesso da população ao cuidado com a visão.

Reconhecimento e encerramento

A sessão especial reforçou o reconhecimento institucional ao trabalho da oftalmologia em Mato Grosso, destacando sua contribuição para a dignidade, o bem-estar e a saúde visual da população.

Ao final, os profissionais homenageados receberam moções de aplauso pelos serviços prestados, simbolizando a valorização da categoria e o fortalecimento das políticas de saúde ocular no estado.

Comente sua opinião: você já precisou de atendimento oftalmológico especializado?

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.