O produtor e diretor musical Guto Graça Mello morreu nesta terça-feira (5), aos 78 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Barra d’Or, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma queda.
Reconhecido por sua contribuição decisiva à televisão brasileira, Guto ficou conhecido por assinar trilhas sonoras de novelas de grande sucesso da Rede Globo, como Gabriela e Pai Herói, além de ser responsável pelo icônico tema de abertura do Fantástico.
Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, ele participou da produção de mais de 500 discos e teve papel fundamental na consolidação da produção musical da televisão no país. Trabalhou com nomes de destaque da música brasileira, como Rita Lee, Roberto Carlos e Xuxa.
Guto deixa a esposa Sylvia Massari, duas filhas e dois enteados.
Personalidades do meio artístico lamentaram a perda. A cantora Maria Bethânia destacou a importância do produtor e afirmou que o mundo da música “deve reverências a ele”. Ela lembrou ainda de trabalhos marcantes na própria carreira, como o álbum Ciclo (1983), além do projeto com canções de Roberto Carlos, As canções que Você fez pra Mim (1993). Guto também foi responsável pela direção musical do show comemorativo de 50 anos de carreira da artista, Abraçar e agradecer.
O produtor ainda esteve à frente do primeiro disco da apresentadora Xuxa, lançado pela Som Livre, marco importante na música voltada ao público infantil no Brasil.
O compositor e crítico musical Nelson Motta também prestou homenagem, destacando a trajetória de Guto como produtor e arranjador de grandes nomes da música brasileira.
O velório será realizado nesta quarta-feira (6), entre 13h e 15h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O sepultamento ocorrerá em seguida.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.