O governo federal ampliou o reconhecimento de situação de emergência para mais 22 municípios de Pernambuco afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias no estado. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (5).
Com a nova medida, sobe para 23 o total de cidades pernambucanas enquadradas na condição de emergência, somando-se a Timbaúba, que já havia sido incluída anteriormente. O reconhecimento permite que as prefeituras solicitem apoio financeiro da União para ações de defesa civil.
Além de Pernambuco, municípios da Paraíba — Bayeux e Santa Rita — e Bacuri, no Maranhão, também tiveram a situação de emergência reconhecida em razão do impacto das chuvas.
Entre as ações autorizadas com o reconhecimento estão a aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de apoio e voluntários, além de kits de higiene, limpeza e itens de dormitório destinados às famílias atingidas.
De acordo com dados atualizados da Defesa Civil, Pernambuco registra dezenas de municípios afetados, com milhares de desalojados e desabrigados, além de mortes relacionadas a alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.
Na Paraíba, o governo estadual ampliou o decreto de emergência após sobrevoos em áreas mais atingidas. O estado também contabiliza milhares de pessoas impactadas pelas precipitações, com desalojados, desabrigados e registros de óbitos.
O Instituto Nacional de Meteorologia manteve alerta de chuvas intensas para Pernambuco, Paraíba e outras áreas do Nordeste, além de regiões do norte e noroeste de Mato Grosso. O aviso indica possibilidade de ventos fortes, alagamentos e queda de galhos, com risco considerado baixo a moderado.
Em resposta ao cenário, o governo federal anunciou a liberação de crédito extraordinário de R$ 305 milhões para ações de proteção e defesa civil. Os recursos serão destinados ao socorro imediato, assistência humanitária e recuperação de serviços essenciais em municípios atingidos por eventos climáticos extremos.
Segundo o governo, milhões de pessoas já foram afetadas por desastres naturais em mais de mil municípios do país. As autoridades seguem monitorando as áreas atingidas e coordenando medidas emergenciais com estados e prefeituras.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.