Chuvas intensas levam Defesa Civil de SP a retomar gabinete de crise

Órgão estadual reativou a estrutura emergencial após volumes elevados de precipitação provocarem alagamentos e deslizamentos em diversas regiões.

A Defesa Civil do estado de São Paulo retomou, na tarde deste domingo (8), o gabinete de crise voltado ao monitoramento de chuvas e deslizamentos. A decisão foi tomada após a previsão indicar acumulados superiores a 100 milímetros por dia, patamar classificado como de perigo extremo.

O gabinete reúne diferentes órgãos governamentais, incluindo agências reguladoras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além de concessionárias de energia elétrica, abastecimento de água, gás e telefonia. O objetivo é agilizar o atendimento a ocorrências nas cidades mais afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, as precipitações se intensificaram nas últimas 24 horas devido à atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os maiores volumes foram observados nas regiões da Faixa Leste, Litoral e Noroeste paulista.

São Carlos registrou o maior acumulado no período, com 137 milímetros de chuva. Na sequência aparecem Ubatuba (129 mm), Bertioga (126 mm), São Sebastião (119 mm), São José do Rio Preto (105 mm), Caraguatatuba (103 mm), Elias Fausto (100 mm) e São Luís do Paraitinga (83 mm).

Os volumes são considerados extremamente elevados para um único dia. Em São Carlos, por exemplo, a média histórica de chuva para todo o mês de fevereiro é de 169,9 milímetros. Em apenas 24 horas, o município registrou cerca de 80% desse total.

Em Ubatuba, o volume acumulado correspondeu a 72,5% da média mensal, enquanto em São José do Rio Preto o índice equivale ao esperado para aproximadamente 15 dias de fevereiro, segundo o órgão.

As chuvas causaram alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras em diferentes regiões do estado. Até o momento, foram contabilizadas 13 pessoas desalojadas e quatro desabrigadas. Não houve registro de mortes ou feridos.

Orientações à população

A Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas durante períodos de chuva intensa, como evitar áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Também é orientado não atravessar ruas alagadas ou locais com correnteza, observar sinais de instabilidade em encostas, como rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, e acompanhar os alertas oficiais emitidos pelos órgãos competentes.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.