STF forma maioria para derrubar lei que proibia cotas raciais em Santa Catarina

Supremo Tribunal Federal alcança maioria de votos para suspender norma estadual que vedava políticas de cotas raciais em instituições com recursos públicos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (16), para derrubar a lei de Santa Catarina que proibia a adoção de cotas raciais em instituições de ensino que recebem verbas públicas estaduais.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e teve início na semana passada, após o protocolo de ações que questionam a constitucionalidade da norma. Até o momento, o placar está em 6 votos a 0 pela suspensão da lei.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin, todos favoráveis à derrubada da legislação.

A análise do caso segue em andamento e o julgamento virtual está previsto para ser concluído nesta sexta-feira (17).

As ações foram apresentadas por partidos políticos e por entidades jurídicas, que defendem que a norma estadual viola princípios constitucionais ao restringir políticas de ação afirmativa.

A lei em questão, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada pelo governador do estado, autorizava a reserva de vagas apenas para pessoas com deficiência, estudantes oriundos de escolas públicas ou com base em critérios econômicos, excluindo a possibilidade de cotas raciais.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.