Turismo para todos é prioridade do novo ministro do governo Lula

Ao tomar posse no Palácio do Planalto, o novo titular do Turismo defendeu políticas públicas que ampliem o acesso da população a viagens e lazer no Brasil.

Fonte: CenárioMT

Turismo para todos é prioridade do novo ministro do governo Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou, nesta terça-feira (23), Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Em seu primeiro discurso no cargo, o ministro afirmou que o setor precisa ser mais inclusivo e acessível à população de menor renda.

Segundo Feliciano, o turismo deve gerar oportunidades, emprego e renda, além de permitir que mais brasileiros conheçam os destinos do país. Para ele, o lazer não pode ser restrito a uma parcela da sociedade, mas deve fazer parte das políticas de justiça social.

O ministro ressaltou que o avanço do país também pode ser medido pela capacidade das famílias viajarem e desfrutarem de momentos de descanso. Na avaliação dele, felicidade e lazer não devem ser determinados pela classe social.

A posse contou com a presença de autoridades e parlamentares, entre eles o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Feliciano foi indicado pelo União Brasil e mantém relação política próxima com o comando da Câmara.

Durante a cerimônia, o novo ministro agradeceu a indicação do partido e destacou a importância do diálogo entre os Poderes para enfrentar desafios econômicos e sociais. Ele também elogiou a liderança de Hugo Motta no Congresso Nacional.

Ao discursar, o presidente da Câmara afirmou que o Legislativo dará suporte à nova gestão, inclusive com recursos e iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor. Segundo Motta, o Congresso tem contribuído para a estabilidade e o avanço do governo federal.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Gustavo Feliciano é formado em Direito e já ocupou o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado entre 2019 e 2021. Ele é filho do deputado federal Damião Feliciano e da vice-governadora paraibana Lígia Feliciano.

Feliciano assume o ministério após a saída de Celso Sabino, que deixou o cargo depois de decisão interna do União Brasil. Sabino retornará à Câmara dos Deputados e anunciou a intenção de disputar uma vaga no Senado no próximo ano.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]