Um fato a considerar, é que de acordo com um estudo da Confederação Nacional de Transportes(CNT), as estradas que estão em melhores condições atravessam São Paulo, enquanto em outras partes do país, as estradas são mais adequadas para os aventureiros e viajantes que buscam aprender mais sobre a cultura e a história do Brasil, entrando em selvas, montanhas e reservas naturais.
Independentemente de chegar ao Brasil de carro próprio, avião ou navio, é possível obter carros dentro do território brasileiro com serviços que comparam as empresas de aluguel mais baratas como www.aluguerdecarrosbaratos.pt/ e viajar por todo o país usando algumas das maiores rodovias que o interligam.
A BR-116 atravessa o país de norte a sul, começando em Fortaleza (Ceará), para terminar em Jaguarão (Rio Grande do Sul). Com uma extensão de 4.660 quilômetros, inclui a Rota Romântica, entre Porto Alegre e Nova Petrópolis.
A rodovia BR-101 vá pelo litoral brasileiro, de Touros (Rio Grande do Norte) para Rio Grande (Rio Grande do Sul) com uma extensão de 4.482 km da qual faz parte a estrada Rio-Santos, que é o caminho mais lindo para se chegar ao litoral paulista.
A Transamazônica BR-230 é o sonho dos aventureiros tudo-terreno, indo da Cadebelo (Paraíba) para Lábrea (Amazonas) com a metade da sua extensão de 4.309 km sem pavimentação e atravessando Piauí, Maranhão e Tocantins.
Com uma extensão de 4.057 km, a BR-163 vai de Tenente Portela (Rio Grande do Sul) à Santarém (Pará), passando pela Lagoa Azul da Rurópolis, que tem águas curativas, segundo os locais.
A BR-174 é uma das mais interessantes, porque entre Roraima e Amazonas passa dentro da reserva indígena Waimiri-Atroari. Além disso, liga ao Brasil com a Venezuela e têm uma extensão de 2.888 km.
Com acesso ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a BR-135 é um convite para a cultura com os seus 2.529 km de São Luís (Maranhão) à Belo Horizonte (Minas Gerais).
Ainda mais dentro da história é o turismo, a BR-262 vai dá Vitória (Espírito Santo) a Corumbá (Mato Grosso do Sul) e daí é possível dar visitas ao Pantanal e as suas muitas trilhas históricas.