Com o objetivo de promover a segurança dos foliões e também daquelas pessoas que não participaram do carnaval, mas saíram para outros programas ou encontros sociais e familiares, a Guarda Municipal, uma ramificação da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), realizou, de 17 a 22 de fevereiro, a Operação Carnaval. O tema da operação este ano foi: ‘No trânsito escolha a vida; se beber chame o anjo da guarda da rodada’.
Conforme informações do coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, o trabalho foi intenso e os guardas atuaram durante todo o feriado. “Apesar da orientação, divulgação e apelo constantes registramos inúmeras infrações, durante os 5 dias do feriadão”.
Durante a operação ‘foram registradas 8 autuações por alcoolemia, sendo 2 que causaram infrações no trânsito e 6 em crimes de trânsito, onde os condutores foram encaminhados à Polícia Civil. “A recomendação da GM se beber chame um motorista de aplicativo, taxi, familiar ou amigo que não tenha bebido, vale para o ano todo”, reafirma Pires.
Resultado da Operação Carnaval
Autuações 260
Remoções de veículos – 61
Acidentes registrados pela GM -10
Acidentes registrados pelo Corpo de Bombeiros -14
Abordagens realizadas – 208
Alcoolemia – 8 – sendo 2 que causaram infrações no trânsito e 6 em crimes de trânsito e condutores encaminhados à Polícia Civil
5 infrações mais cometidas
Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado – 50
Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC – 40
Executar operação de conversão à esquerda em local proibido – 28
Deixar, o condutor, de usar o cinto de segurança – 11
Dirigir sob influência de álcool – 10
A Guarda Municipal atende nos telefones de plantão: 153 ou 3545 8379