Casos de dengue caem 75% no Brasil em 2026 com avanço de ações de controle

Dados do Ministério da Saúde mostram forte redução nos casos prováveis de dengue no início de 2026 em comparação ao ano anterior. O cenário também reflete medidas de prevenção e ampliação da vacinação no país.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam uma queda significativa nos registros de dengue no Brasil nos primeiros meses de 2026. O recuo é de 75% em relação ao mesmo período de 2025, segundo o balanço oficial.

Entre janeiro e 11 de abril, foram contabilizados 227,5 mil casos prováveis da doença. No mesmo intervalo do ano anterior, o país havia registrado 916,4 mil notificações. A pasta também destaca que o total de casos já vinha em queda desde 2025, quando foram registrados 1,7 milhão de ocorrências, após o pico de 6,6 milhões em 2024.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução está associada ao reforço de ações de vigilância e controle em parceria com estados e municípios. Entre as estratégias adotadas estão a ampliação do uso de ovitrampas, dispositivos de monitoramento do mosquito Aedes aegypti, já presentes em cerca de 1,6 mil municípios e com meta de alcançar 2 mil cidades até o fim do ano.

O governo também informa o avanço de outras frentes de combate, como o uso de insetos estéreis irradiados e a expansão do método Wolbachia, que deve chegar a 72 municípios considerados prioritários.

Em nota, a pasta afirmou: “Também avançam o uso de insetos estéreis irradiados e a expansão do método Wolbachia, prevista para 72 municípios prioritários”.

Vacinação

No campo da imunização, o Ministério da Saúde informou que 1,4 milhão de doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo definido desde a incorporação do imunizante em 2024.

Em 2026, a pasta iniciou ainda a oferta de uma vacina nacional de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em três municípios-piloto. A aplicação contempla pessoas de 12 a 59 anos, incluindo profissionais de saúde, que já somam mais de 300 mil doses recebidas.

Outras doenças infecciosas

O Ministério da Saúde também apresentou dados atualizados sobre outras doenças infecciosas no país. Em 2025, o Brasil registrou o menor número de casos de malária desde 1979, com redução de 15% em relação ao ano anterior.

No total, a queda foi de 30% nos casos, com destaque para a diminuição em áreas indígenas. O número de mortes também recuou, passando de 54 para 39, o que representa uma redução de 28%.

Na Terra Indígena Yanomami, os dados indicam diminuição de 22% nos casos e redução de 80% nos óbitos.

Segundo o ministério, os resultados estão relacionados à ampliação do diagnóstico e do tratamento. Mais de 25 mil pacientes receberam tafenoquina, além da intensificação da busca ativa e da ampliação da oferta de testes rápidos em diferentes regiões do país.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.