Pecuária de Mato Grosso bate recordes de abate e exportação em 2026

Setor registra alta histórica nas exportações e abate de bovinos durante a Acricorte 2026 em Cuiabá.

Conforme divulgado pelo Governo de Mato Grosso e apresentado durante a Acricorte 2026, em Cuiabá, a pecuária de Mato Grosso registrou recordes históricos de abate e exportações no primeiro trimestre de 2026, consolidando o estado como líder nacional na produção de carne bovina.

Os dados foram apresentados na abertura da Acricorte 2026, realizada nesta quinta-feira (14), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O evento reúne produtores, especialistas e autoridades para debater o desempenho da cadeia produtiva da carne bovina. Segundo o governo estadual, o crescimento reflete a consolidação da pecuária de Mato Grosso como uma das mais competitivas do mundo.

O estado mantém o maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 32 milhões de cabeças, e lidera a produção e exportação de carne bovina no país. Apenas no primeiro trimestre de 2026, as exportações cresceram 74% em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 1,136 bilhão. No mesmo intervalo, o estado registrou 1,8 milhão de bovinos abatidos, configurando um recorde histórico para a pecuária de Mato Grosso.

Avanço tecnológico e competitividade

Durante o evento, o governador Otaviano Pivetta afirmou que o resultado é fruto do avanço tecnológico e da eficiência produtiva do setor. Segundo ele, a pecuária de Mato Grosso vem passando por um processo de modernização, com foco em produtividade, redução do ciclo de abate e melhoria da alimentação do rebanho.

“Hoje, nossa pecuária já é uma das mais eficientes do mundo”, destacou o governador, ao relacionar o desempenho do setor ao empreendedorismo dos produtores e ao ecossistema produtivo consolidado no estado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, reforçou que os resultados refletem um setor cada vez mais tecnificado e alinhado às exigências internacionais, destacando o papel de eventos como a Acricorte na difusão de conhecimento e inovação para a pecuária de Mato Grosso.

Impacto econômico e projeções

As projeções do governo indicam que a pecuária de Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 42 bilhões em 2026, o que representa mais de 20% do Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária estadual. O setor segue como um dos principais pilares da economia local, com forte impacto nas exportações e na geração de empregos.

O presidente da Acrimat, Luís Fernando Amado Conte, destacou que a evolução da atividade está diretamente ligada à capacidade de adaptação dos produtores, especialmente no uso de tecnologia, gestão e práticas sustentáveis.

A programação da Acricorte 2026 segue até esta quinta-feira (15), com palestras, debates técnicos e feira de negócios voltados à inovação e eficiência da cadeia da carne bovina.

Reportagem baseada em informações divulgadas pelo Governo de Mato Grosso e pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), durante a Acricorte 2026.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.